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Case de Sucesso: TNG
A partir de uma necessidade de gerenciamento proativo de incidentes do seu ambiente de TI, a TNG buscou a plataforma OpMon, da desenvolvedora brasileira OpServices, para reduzir os períodos de indisponibilidade não programada dos seus sistemas críticos e da estrutura de comunicação das 174 lojas espalhadas por todo Brasil. Antes da utilização do OpMon, a TNG operava com o Zabbix, ferramenta opensource, para a monitoração. Uma das necessidades que impulsionaram a aquisição do OpMon foi a possibilidade de alinhar o negócio à TI, através da visualização de indicadores que suportam os principais sistemas em uma visão centralizada.
O gerenciamento de toda a infraestrutura como redes, servidores e storages, além dos processos críticos ao negócio (aplicações das lojas, SITEF, entre outros) foi fundamental para a definição da solução. Outro fator crítico foi a visão em tempo real, apresenta- da em dashboards, da saúde do CPD e da estrutura de comunica- ção de todas as 174 lojas, os quais possibilitam uma rápida identificação de qualquer anomalia, com sensível redução no tempo de atendimento dos incidentes pela equipe de TI.
A implementação ficou a cargo da empresa Aquilatech, solutions partner da OpServices, e que é responsável por manter o gerenciamento de todo ambiente de TI e processos de monitora- ção atualizados, garantindo que todas as mudanças ocorridas no ambiente de TI estejam sincronizadas com o OpMon. Este serviço permite que os recursos humanos da equipe de TI da TNG estejam livres para focar no que realmente importa: as atividades estratégicas do dia a dia da empresa.
O planejamento de implantação contemplou 5 fases: planejamen- to, documentação, instalação, aplicações e métricas e conclusão (encerramento). Todas as etapas foram realizadas em 20 dias, em conjunto entre as equipes da TNG, OpServices e Aquilatech.
Entre os benefícios percebidos com a implementação do OpMon estão a rápida identificação de problemas nas lojas e sistemas
que impactam o negócio, a facilidade da troca de informações da TI para desenvolver projetos, budgets, auditorias e novas demandas do negócio e a criação de indicadores de TI para negociação com clientes internos e fornecedores. Além disso, o nível de confiança das áreas de negócio em relação a TI aumenta- ram significativamente, pois hoje não existe mais dúvidas sobre qual é o problema ou quem seria o responsável por ele, na maioria dos casos há uma comunicação com antecedência aos usuários da TI.
Para os clientes, o principal benefício percebi- do foi a velocidade de resposta da TI para as necessidades do negócio que, após a implanta- ção do OpMon, diminuiu sensivelmente. A equipe de TI parou de correr atrás dos proble- mas, o que possibilitou a melhora da produti- vidade e o direcionamento do foco para as questões estratégicas, pois foram criadas notificações 24×7 de qualquer problema, acabando com surpresas e imprevisibilidades sem controle que existia no ambiente.
Nos últimos anos, a TI da TNG atingiu um nível de maturidade que gerou a melhoria de diversos processos operacionais como a definição de métricas e indicadores que permitem a gestão estratégica da TI e a criação de relatórios mensais no OpMon que possibili- tam o controle de contratos e fornecedores.
No cenário atual do ambiente de TI, todos os recursos são utilizados de forma planejada, pois existe a informação de quando e onde deve-se investir, tudo isso baseado em relató- rios do OpMon. Isso gera, além da redução de custos, um aumento da produtividade com a melhoria da performance das aplicações e a redução do tempo de identificação e solução dos problemas, possibilitando produzir mais com a mesma quantidade de recursos da equipe de TI.
Ainda sobre a questão da produtividade, foi
reduzida em mais de 50% as ocorrências que existiam na estrutura de comunicação das lojas. Também foi criada uma rotina de manutenções preventivas, baseadas nos indicadores definidos pela equipe, e que em alguns casos tornam-se corretivas, evitando problemas futuros devido as informações disponibilizadas pelo OpMon.
Sobre a visão de futuro do gerenciamento de TI da TNG, os próximos passos serão na direção de um aprimoramento do mapeamento dos processos críticos do negócio. A TI da TNG vive em um ambiente de mudanças constantes, seja disponibilizando novos sistemas ou novas aplicações, e para isso necessita de um monitoramento constante de toda a sua infraestrutura.
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